1 – D) as três articulações verdadeiras são a esternoclavicular, responsável por unir o membro superior ao esqueleto axial, a acromioclavicular e a glenoumeral. A articulação fisiológica é a escapulo torácica unida apenas por ligamentos.
2 –
V – o ritmo 2:1 diz que a escápula não se movimenta com os 30 primeiros graus de abdução do braço. A partir desse ponto, para cada 2º de abdução do braço, a escápula gira 1º para cima.
F – essa dupla de força apenas fará a elevação do braço se os músculos atuarem juntos.
V
V – caso isso não ocorra haverá compressão do tendão desse músculo no espaço subacromial.
F – o único músculo do manguito que pode ser avaliado com palpação é o infra-espinhoso.
V
V – depois dos rotadores realiza-se o fortalecimento do deltóide e do supra.
F – os exercícios que geram maior torque são os excêntricos, seguido pelos isométricos e em último lugar os concêntricos.
V
3 – D) o SPAD mede o índice de dor e incapacidade do ombro.
4 – ao realizar-se o movimento com tração e o individuo referir dor, é indicativo de tendinite, pois a tração alivia o impacto das estruturas subacromiais. Já se o paciente realizar o movimento sem tração e referir dor, é indicativo de bursite.
5 – Exercício de Codman ou pêndulo. Proporciona maior tração sobre a articulação glenoumeral, alonga a cápsula, evita abdução ativa e modula a dor.
6 – Estágio I – edema e hemorragia; estágio II – fibrose e tendinite; estágio III – degeneração e ruptura do tendão.
7 – E
8 – estágio I – limitação dolorosa do movimento; estágio II – diminuição da dor e aumento da limitação do movimento; estágio III – descongelamento.
9 – B
10 – A
11 – B
12 – E
13 –
V
F – o gelo não reduz edema. Evita a formação.
V
V
V
F – a termoterapia superficial só pode ser usada após a lesão aguda ter sido superada.
V
V
14 – C - somente II está correta. A termoterapia superficial (infravermelho) não poderia ter sido utilizado por conta da alteração da temperatura. A corrente interferencial modulada com slope 1/1 é para dor aguda. O paciente em questão apresentava dor crônica.
15 – C – somente III está correta. O paciente apresenta lesão aguda. O US contínuo não é eficaz para tratar lesão aguda. Nesse caso seria correto utilizar US pulsado que diminui o efeito térmico. Da mesma forma, o TENS numa freqüência baixa trata dor crônica e não aguda.
16 – B – somente III está correta. A compressa de gelo alivia a dor. No entanto não seria indicada uma vez que provoca o aumento da rigidez articular (com o frio, íons e moléculas tendem a se unirem). O infravermelho provoca a diminuição da rigidez. Por outro lado, o mesmo não seria indicado por se tratar de processo em fase aguda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário